sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Caio Mourão em New York

Dia 12 de outubro, um dia depois da data em que Caio Mourão completaria 77 anos, acontecerá a abertura da exposição THINK AGAIN: New Latin American Jewellery, no Museum of Arts and Desing de New York . A arte de Caio Mourão estará presente através do colar anti - Jóia, em prata.

A exposição passará por vários estados americanos e a próxima parada será em Seatle, em abril de 2011.

Lívia Mourão uma das filhas de Caio, representará a família em New York.






O porquê da JÓIA- ANTI- JÓIA


"Apliquei os materiais mais esdrúxulos, juntei o bronze, com aço, prata, ouro e ainda arrematei com uma especularita(da família das hematitas = minério de ferro)bruta.

Realizei a peça toda,a maneira de antigamente, e bota antigamente nisto, soldando por fusão, recortando a fogo,usando martelo em vez de laminador e de pura sacanagem , coloquei o ouro num papel bem secundário: engaste para pedra, que foi feito furando a chapa e virando as garras por trás, nem arrebites usei .Tudo isto para mostrar que jóia é , e sempre será jóia desde que um ancestral nosso pendurou uma concha furada no pescoço.


O importante é a criação, partindo do seu sentir, de sua capacidade artesanal e dos materias disponíveis.

Um pouco de delírio sempre ajuda.

Outro recado nesta peça é o detalhe do ouro .

Usei como metal secundário exatamente para mostrar que nem sempre ele foi tão usado e desta maneira ostensiva e como sinônimo de alto valor.

Era mais usado como utensílios, copos, pratos, elmos,armaduras e até estátuas e esculturas, ouro era comum.

O ferro inexistente , quando encontrado tinha valor enorme e era usado como talismã ou encastoados em coroas reais, copos de espada, centro de ostensórios por aí. Teve um lugar tão forte quanto o diamante hoje em dia . E continua brilhando e cada vez mais forte, até os nossos dias , se não existisse, não teríamos o aço , e sem o aço ....

O bronze foi tão importante que existe até uma Idade do Bronze, nem presciso falar sobre isto .

E a nossa amiga prata, o metal da Lua, feminino por encantamento e natureza, continua a nos seduzir até agora com sua presença em computadores emulsões fotográficas e até no som dos sinos . Por isto Jóia-anti-Jóia, que também poderia ser chamada de um novo olhar pelo que estamos fazendo ."



Caio Mourão

04 de maio de 2003


Nenhum comentário:

Postar um comentário